[FUTEBOL A OESTE] Rodada 19 - São José 0x0 Grêmio Prudente

     Novo empate do Grêmio Prudente!

     Em partida válida pela 19ª rodada do Paulistão A3 - correspondente a 4ª rodada da 2ª fase de grupos da competição - a equipe prudentina, dessa vez atuando no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, empata novamente com o São José EC.

     Finda a rodada, o Grêmio Prudente mantém a liderança isolada do Grupo 3, somados oito pontos ganhos, seguido na classificação equilibrada do Grupo pelo próprio São José, com cinco pontos, e das equipes do Desportivo Brasil e União Suzano, respectivamente, ambas com quatro pontos ganhos. 

     Sobre a partida, em específico, em termos de composição da equipe prudentina, importante retorno de Rodrigo no centro do campo - haja vista, inclusive, a lesão de Assuério, não relacionado para a partida -, e ingresso de Felix na lateral-esquerda, na função do suspenso Cesinha. Do mais, manutenção da estrutura padrão e dos atletas atualmente titulares da equipe.   

[1o tempo] Estrutura padrão inicial.

      No que diz respeito aos conhecidos mecanismos coletivos, posicionamento defensivo a partir de um 442, em bloco médio, com pontuais iniciativas de pressão alta no campo adversário, enquanto que, retomada a posse, saída curta, apoiada e composta por três homens, amplitude alternada por Helder e Wandson pelo lado direito, majoritariamente por Felix no flanco esquerdo, e preenchimento constante do meio-campo com a aproximação de Rodrigo e Rafinha, mais Luquinha e Wandson ou Helder. 

[1o tempo] Mecanismo defensivo padrão.

[1o tempo] Mecanismo ofensivo padrão.

     Isto posto, pertinente observar, inicialmente, a prejudicada condição de campo e jogo em São José dos Campos, adversidade ocasionada pela chuva, que castigou o gramado do Martins Pereira, e representou fator a afetar negativamente qualquer performance de nível mais elevado, sobretudo no sentido da construção de jogo com bola no chão.  

     Pois bem, novamente um início de partida equilibrado, caracterizado cenário similar ao da rodada anterior: razoável superioridade em termos de posse por parte da equipe prudentina, e certa tranquilidade na construção desde a saída de bola, sem pressão ou combate até a linha central do campo, vez que posicionada a equipe do São José em bloco médio/baixo. 

     Outra similaridade que permeou toda a primeira etapa se deu em relação à dificuldade de criação ofensiva por parte da equipe visitante, que embora progredisse até a faixa central na maior parte do tempo, não logrou êxito no avanço e na efetiva ocupação do terço final do campo. As poucas oportunidades criadas, diga-se, foram provenientes de ações individuais, sobretudo pelo lado esquerdo com Luquinha.

     A equipe do São José, por sua vez, em adoção de estratégia mais reativa, combatia a posse adversária apenas no próprio campo, e investia nas tentativas de transição em velocidade. Contando com escasso repertório ofensivo, a equipe mandante dependia muito das ações individuais de Nicholas, que partia em diagonal do lado direito para o centro, e das bolas alçadas. 

     Embora tenha conseguido exercer certo período de pressão ao final do primeiro tempo, retomando as segundas bolas, ocupando o campo ofensivo, e alçando constantemente cruzamentos em direção à área adversária, a solidez da última linha prudentina não permitiu a abertura do marcador.

     No retorno do intervalo, seguiu-se gradual alteração do cenário da partida, haja vista o maior ímpeto coletivo por parte da equipe da casa, que adotou postura mais agressiva em termos defensivos, equilibrou a posse, e lançou-se ofensivamente com um maior número de atletas. Nesse ponto, certa inversão no ritmo e no comando das ações, restando à equipe prudentina postar-se em bloco médio e limitar-se aos avanços em transição. 

     Aos 56', em momento de já consolidada inversão do controle da partida, e em lance ilustrativo do supracitado crescente ímpeto da equipe mandante, sobretudo no que diz respeito às iniciativas de pressão com bloco médio/alto no campo adversário, recuo temerário de Wandson em direção ao goleiro Luiz, interceptação e finalização desperdiçada por Wendel Junior, na melhor oportunidade de gol da partida. 

     Em resposta à conjuntura adversa, aos 61', alterações pontuais promovidas pela comissão técnica da equipe prudentina, ingressos de Elias e Adailson nas respectivas vagas de Édipo e Wandson. Reposição de energia tanto no momento defensivo, no embate físico e no exercício de recomposição e compactação, quanto ofensivo, em ocasião de eventual transição em velocidade. 

[2o tempo] Variação de composição, e mecanismo defensivo padrão.

      Em complemento, aos 68', entrada de Affonso em substituição a Rafinha no centro do campo.   

[2o tempo] Variação de composição 02.

     Imediato efeito oriundo das modificações, e o Grêmio Prudente equilibrou o confronto ao crescer em intensidade defensiva, adiantar-se em campo, e acertar as transições ofensivas, sobretudo em utilização da velocidade de Adailson pelo corredor esquerdo. 

     Curiosamente, no momento de melhora da equipe visitante, o São José criou sua outra grande oportunidade do jogo. Em passe que rompeu a linha defensiva prudentina pelo lado esquerdo, Biazus foi fintado pelo atleta da equipe mandante na tentativa de cobertura, e a ação resultou em um cruzamento perigoso, afastado por Helder em recomposição defensiva, ocasião em que, no rebote, em finalização de Nicholas ainda dentro da grande área, Helder salvou o arremate que teria vencido o goleiro Luiz. 

        De qualquer forma, o panorama da partida foi mantido, e o Grêmio Prudente equilibrou as ações na parte final. Aos 80' e 84', inclusive, a equipe de Ademir Fesan criou suas melhores oportunidades na partida, em finalizações de Luquinha e Adailson, respectivamente, ambas de dentro da grande área - a primeira delas, sobretudo, exigiu grande defesa do goleiro do São José. 

      No último minuto do tempo regulamentar, Fesan modificou a equipe uma vez mais, Giovanni e Brandão entraram nos lugares de Felix e Luquinha, respectivamente. 

[2o tempo] Variação de composição 03.

     Ao final, antes de consolidado o empate, em ineficaz recomposição defensiva pelo lado direito, a última boa oportunidade para a equipe do São José em transição, finalização de Nicholas desviada por Freire após ação de Lorran às costas de Helder. 

     Em resumo, mais um razoável desempenho coletivo - considerado o potencial presente no grupo de atletas -, a despeito de ter a equipe exercido o controle da partida por determinados períodos. No que concerne ao resultado, ótimo empate, a medida que encaminha muito bem a classificação no Grupo, que poderá ocorrer antecipadamente já na próxima rodada.

     Por derradeiro, registro do resultado da outra partida do Grupo 3: Desportivo Brasil 1x1 União Suzano.


     Seguimos! 

     Afinal, a bola não entra por acaso! 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[FUTEBOL A OESTE] Rodada 01 - Noroeste 1x0 Grêmio Prudente

[FUTEBOL A OESTE] Rodada 16 - Desportivo Brasil 0x1 Grêmio Prudente

[FUTEBOL A OESTE] Rodada 02 - Grêmio Prudente 2x0 Comercial